11 maio 18

Menopausa é adolescência ao contrário

Menopausa é adolescência ao contrário

Eu sempre disse que para mim a menopausa era uma adolescência. Sim, por conta de fatores hormonais e da pressa em viver com intensidade tudo o que não foi vivido até aqui. Já até falei disso na entrevista com Claudia Grande, do Projeto 60 anos. Pois é disso que falaremos hoje.

O Dr. Alexandre Kalache, especialista em envelhecimento, criou o termo “gerontolescente”, definição fantástica que ele dá para este momento da mulher. Segundo ele, a gerontolescência começa por volta dos 55 anos e termina aos 75, 80 anos.

Relógio-de-tempo

O tempo implacável traz a menopausa

“São mais de 20 anos em que vamos ter a oportunidade de redefinir o que é ser uma pessoa que não é mais jovem, mas ainda não está fragilizada e se recusa a aceitar o estereótipo do vovô velhinho. Esses idosos fazem parte da minha geração de baby boomers, nascida de 1945 a 1965. Temos um passado de ativismo, dos movimentos estudantis nos anos 60 e da revolução sexual. Estamos chegando à velhice de uma forma diferente dos nossos pais, mas é algo que ainda está sendo construído”, diz Kalache.

Calores

O fato é que os calores, a dor de cabeça e a sensação de estar velha precisam ser superados com uma força ainda maior nossa. Ser mulher 50 Bem + é estar ativa e disposta para conciliar carreira, casamento, voternidade. E ainda superar os hormônios. Sim, tudo ao mesmo tempo e agora.

Mas é preciso encarar a realidade com mais coragem e entusiasmo. Só assim venceremos o fantasma da depressão que nos ronda nessa fase. Lembra que Isabella Rosselini foi demitida pela Lancôme por estar velha e recontratada depois pela mesma marca aos 60 anos? Não somos idosas com 60 anos!

O que as famosas 50 Bem + já disseram sobre menopausa e envelhecimento:

Angelina Jolie

Angelina-Jolie-blog-anasuil

Angelina Jolie

“Tenho muita sorte porque não tive nenhuma reação terrível. Eu me sinto mais velha, mas estou tranquila. Na verdade, estou adorando. Não quero ser jovem de novo. Não serei capaz de ter mais filhos e espero mudanças físicas no corpo. Mas sinto-me tranquila, não porque sou forte, mas porque é parte da vida.”

Whoopi Goldberg

Whoopi-Goldberg-menopausa

Whoopi Goldberg

“Escute, o melhor conselho sobre envelhecer é o seguinte: Qual é a alternativa? A alternativa, por acaso, é a morte. E isso é lidar com um monte de merda. Assim, sou feliz com a menopausa. Abrace ela quando chegar.”

Meryl Streep

Meryl-streep-menopausa

Meryl Streep

“Tenho que agradecer sempre por estar viva. Tenho amigos demais que estão doentes ou morreram, e eu estou aqui. Está brincando? Não posso me queixar.”

Oprah

Oprah Winfrey menopausa

Oprah Winfrey

“Vivemos em uma sociedade obcecada com a juventude. Continuamente nos dizem que não somos jovens, que não resplandecemos, que não somos atraentes, que não importamos. Me nego a deixar que esse sistema, ou uma cultura, ou uma visão distorcida da realidade me diga que não valho a pena”.

Jane Fonda

Jane-Fonda-menopausa

Jane Fonda

“Temos que revisar o conceito de ‘envelhecer’. O antigo paradigma era nascer e chegar à meia-idade – agora isso se torna um decrépito. Deveríamos ver o envelhecimento como uma escada para cima. Nela se ganha bem-estar, sabedoria e a habilidade para ser verdadeiramente íntima e ter uma intenção de vida.”

Menopausa é adolescência ao contrário
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil