27 fev 18

Solidão: Dicas para acabar com ela

Solidão: Dicas para acabar com ela

A solidão afeta muitas mulheres acima dos 60 anos. Na Inglaterra o governo lançou até um ministério para cuidar desse problema. Mas o que fazer para diminuir esse sentimento? Já falei aqui sobre depressão acima dos 50 anos e este é outro momento para falar disso. Você sabia que pessoas solitárias morrem mais cedo?

Estamos vivendo mais tempo, mas muitas de nós estão vivendo tristes e com solidão. Isso é preocupante demais. Marina Maria Cabral, doutora em Gerontologia Biomédica, cita 9 lições que as pessoas podem seguir para envelhecer melhor:

1 – Movimento, sempre!

O metabolismo muda quando envelhecemos. E quando ele fica mais lento, o organismo tende a acumular mais gordura. O resultado é o aumento de peso. “O segredo é se manter em movimento”, diz a pesquisadora. Caminhe, faça uma atividade e fortaleça as amizades na academia.

Exercício é bom para solidão

 

2 – Tenha um propósito de vida

Já falei sobre a importância de ter um projeto e reforço ainda mais: Tenha metas diárias a cumprir. Faça trabalhos voluntários, cuide de um bicho, almoce com amigos e familiares, prepare sua comida e tenha ideias novas a cada dia. Assim você conhece mais pessoas e reforça os laços com a família: não dê espaço para a solidão!

3- Meditação: Desacelere a mente

Repense o tempo dedicado ao trabalho e controle a ansiedade e o estresse. “Dedicamos muito pouco tempo ao que realmente nos dá prazer. Quando chegamos à terceira idade e nos aposentamos, a ‘freada’ vem com força e o índice de depressão nas pessoas mais velhas é alto”, explica a estudiosa.

4 – Controle a compulsão

Comer para viver, e não viver para comer. Tenha isso em mente! Coma até ficar 80% saciada. A sensação de estufamento é aceleradora do envelhecimento.

solidão-frutas-comida-saudável-ajuda-a-prevenir-depressão

5 – Coma mais vegetais

Desembale menos e descasque mais! Eles substituem até as carnes e carboidratos, pois têm mais fibras e minerais. Vá a feira e acabe com a sensação de solidão…

6 – Vai um vinho tinto aí?

Pois é, uma taça por dia tem efeitos benéficos: a uva tinta tem mais flavonóides, que previnem as doenças cardiovasculares e o câncer. Vale lembrar que o efeito só funciona em pessoas fisicamente ativas.

solidão-vinho-com-amigas-diminui-sensação-de-solidão

7 – Mantenha os laços com a família fortes

Conviver com os netos é importantíssimo. Contar histórias dos seus antepassados e de família nos dá real sentido de viver, e nos faz felizes. No Brasil, a maior queixa da terceira idade é a solidão e o abandono.

8 – Alimente a alma

Medite, cuide das suas emoções. Mantenha o espírito feliz, com sua fé, ou em atividades como a ioga.

Meditação: um tratamento para solidão

9 – Solidão? Nada disso, encontre sua tribo 

Essa também já falei aqui: tenha um grupo de amigos! A qualidade de vida aumenta quando participamos de atividades com outras pessoas da mesma faixa de idade. “Essas lições podem fazer com que os idosos brasileiros tenham um envelhecimento mais saudável e feliz”, diz a pesquisadora.

Por que não colocar em prática? Leia também Tenha um novo projeto de trabalho aos 60 anos.

Solidão: Dicas para acabar com ela
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil