13 maio 19

Acqua di Parma: uma marca cercada de arte e cultura

Acqua di Parma: uma marca cercada de arte e cultura

A história da Acqua di Parma começa no início do século 20. Nessa época, o barão Carlo Magnani, descendente de uma das mais antigas famílias da cidade de Parma, no Norte da Itália, herdava de seu avô, Girolamo Magnani, a elegância, a sensibilidade e o amor pela arte e cultura. Parma sempre foi famosa por ser uma cidade de tradição cultural, fama que sempre teve desde o século 14, época em que a cidade era um Ducado da famosa família Farnese.

O senso estético do Barão o encorajou a desvendar o universo das fragrâncias para criar um perfume. E ele confiou esta tarefa a um mestre perfumista. A partir das suas orientações, em 1916, nascia uma colônia excepcionalmente fresca e moderna: a Colônia Acqua di Parma, a primeira e autêntica colônia italiana.

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Naquela época, as colônias masculinas alemãs eram mais famosas por suas composições intensas. A Acqua di Parma, que nasceu numa pequena fábrica de perfumes, rompeu a soberania da Alemanha por ser revolucionária e inspirada na modernidade.

Amarelo inconfundível

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Desde então, a Acqua di Parma tornou-se sinônimo de excelência artesanal, de elegância e beleza. O inconfundível amarelo é típico de Parma. Desde o período barroco as casas nobres da cidade são pintadas assim. Por isso, tornou-se a cor icônica da Acqua di Parma, com o brasão ducal da família Farnese sendo parte do logotipo da marca.

Tradição, qualidade e excelência no design

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Desde a sua fundação, a Acqua di Parma sempre utilizou a mão de obra especializada, encomendando seus artigos para pequenas oficinas de artesãos italianos. Nelas, os segredos são transmitidos de geração em geração. Cada peça é feita com paciência, tempo e dedicação, seguindo o espírito do mais antigo domínio artesanal e utilizando somente materiais de qualidade.

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Desta forma, a marca consegue dar vida a novos clássicos. A pureza do design, o cuidado com cada detalhe, tudo pela percepção absoluta, resultando num conceito moderno de luxo, sem excessos, que pode ser reconhecido pelos códigos exclusivos da marca: o bom gosto e a joie de vivre.

A marca preferida da alta sociedade

Entre os anos 1930 e 1950, com a crescente popularidade da colônia, a marca viveu um verdadeiro momento de glória. Tornou-se “o perfume de um tempo cheio de charme e glamour”. Foram os anos dourados da Acqua di Parma, que impulsionaram o crescimento da produção e desenvolvimento de sua distribuição de uma maneira mais dinâmica.

Art déco

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Na mesma época o frasco, inspirado no estilo Art Deco, foi criado com a clássica tampa preta em baquelite. Tornou-se rapidamente num ícone de estilo do design. Muitos astros de Hollywood passaram a usar a colônia, entre eles: Cary Grant e David Niven, e as eternas sex symbols Ava Gardner e Lana Turner.

Anos mais tarde Audrey Hepburn, musa da elegância, seria uma das estrelas de cinema encantadas pela cativante essência de Acqua di Parma. Por ter uma ligação com o estilo, a marca Acqua di Parma passou a ser associada à perfeição da alfaiataria italiana.

Apesar da mudança de tendências na década de 1960, a colônia Acqua di Parma, com seu encanto inabalável, foi reconhecida como o perfume favorito de uma elite internacional. A marca continuou a fascinar os especialistas em perfumes e manteve a longa tradição desde o seu lançamento. Assim, se tornou uma marca cult amplamente apreciada pela alta sociedade.

A expansão rumo à modernidade

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No início dos anos 1990, Acqua di Parma viveu verdadeiro renascimento. Ganhou novos adeptos, principalmente o público jovem que buscava produtos com tradição artesanal. Nessa época, três ilustres empresários italianos, que compartilhavam a mesma paixão pela marca, decidiram que era hora de revigorar a icônica colônia Acqua di Parma com a criação de novos produtos.

Assim nasceu um novo estilo para a marca, e uma maneira de ser, uma filosofia de vida. Homens elegantes e mulheres glamorosas e sofisticadas se identificaram com este novo conceito do novo luxo, o luxo discreto.

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O ano de 1998 marcou a abertura da primeira boutique na via Gesù, em Milão. Um ano mais tarde, Acqua di Parma complementou a sua linha tradicional introduzindo as icônicas e exclusivas caixas de chapéu amarelas.

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E ainda o lançamento da linha Blu Mediterrâneo – uma gama de fragrâncias que incorporam a energia, o sol e as cores de alguns dos locais mais emblemáticos do Mar Mediterrâneo italiano, que definem o estilo de lazer sofisticado e exclusivo.

Blu Mediterraneo, acqua di parma anasuil

Profumo

Em 1999 foi lançado Profumo, a primeira fragrância feminina, um Eau de Parfum tão precioso como uma joia. Um grande Chypre dedicado às mulheres exigentes de elegância inata, com uma estrutura luxuosa que simboliza a tradição da mais elevada arte de criar perfumes.

Novos tempos com a chegada do século 21

Em 2001, o grupo LVMH torna-se sócio da marca. Naquela época existiam 900 pontos de venda em todo o mundo, e a direção da marca italiana ficou sob os cuidados dos perfumes Christian Dior.

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O mundo da Acqua di Parma passou por uma nova expansão com novas criações para a casa – uma coleção preciosa de itens de banho, fragrâncias para o lar e velas perfumadas de alta qualidade e acessórios em couro 100% feitos à mão por mestres artesãos italianos.

O reconhecimento de uma marca de Nicho

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Com a ascensão da perfumaria de Nicho, Acqua di Parma propôs para o seu consumidor uma resposta moderna para mais clássica demanda: bom gosto e qualidade. A marca passa então a ser reconhecida como uma marca de Lifestyle, oferecendo uma coleção de fragrâncias e produtos para casa, seguindo a mesma filosofia.
Em 2003, a marca Acqua di Parma lançou a Colônia Assoluta – uma interpretação igualmente refinada do frescor cítrico, mas com delicados toques picantes. Uma combinação concentrada de elegância; a expressão essencial da arte italiana de viver, incorporando os valores absolutos de refinamento.

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A linha feminina de Acqua di Parma foi ampliada em 2006 para incluir uma nova e elegante coleção de fragrâncias inspiradas nas mais belas flores dos jardins italianos. Outros lançamentos se seguiram: Iris Nobile, A Colônia Intensa, Colônia Essenza, Magnolia Nobile, Gelsomino Nobile, Iris Nobile Sublime, entre outras.

Bem-estar em primeiro plano

Em 2008 foi inaugurado Blu Mediterrâneo, o primeiro spa Acqua di Parma. Situado no deslumbrante Porto Cervo, no Yacht Club de Costa Esmeralda, o spa oferece um espaço relaxante e refinado. Às margens do mar Mediterrâneo italiano, os hóspedes podem desfrutar de tratamentos especializados, exclusivos para os amantes da Acqua di Parma.

Blu Mediterrâneo, spa da acqua di parma - blog anasuil

A nova Boutique em via Gesù foi inaugurada em 2012 e tornou-se a mansão nobre da Acqua di Parma. Um espaço inspirador que abrange a própria essência da marca, os seus valores, e seu estilo. A nova Boutique em Paris foi aberta alguns meses depois na Rua des Francs Bourgeois, no coração do bairro de Marais.

Atualmente Acqua di Parma está presente em 39 países espalhados por toda a Europa, Ásia e Estados Unidos, que continuarão a honrar a excelência italiana, oferecendo aos clientes altamente sofisticados e exigentes pequenas obras-primas feitas à mão, com o know-how de quase um século de existência.

O centenário da Acqua di Parma

Em 2016, Acqua di Parma celebrou o seu centenário. Agora, mais do que nunca, a marca continua a ser a embaixadora do estilo e valores da Itália, e a paixão pela arte e cultura italianas.

edição centenária Colônia Acqua di Parma

Para celebrar esta grande data, os locais mais carismáticos e históricos foram escolhidos como cenário. Os famosos que são clientes fiéis da Acqua di Parma são personalidades do mundo da moda e do cinema como Sharon Stone, Kate Moss, Sandra Bullock, Ashley Judd, Kevin Costner, Manolo Blanhnik, Angela Basset, Ford Harrison, Woody Allen, Roman Keatina e David Beckham.

Como o próprio nome sugere, a marca reafirma o compromisso do elo histórico com a sua cidade de origem: Parma, capital do teatro e da música, das artes  e da arquitetura, cidade onde o compositor Giuseppe Verdi e o maestro Arturo Toscanini nasceram, e que foi eternizada pelo poeta Stendhal.

Onde comprar Acqua Di Parma em São Paulo? Na Calèche Iguatemi SP.

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A Arte em frascos de Perfume
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Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

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