20 jul 17

Anaïs Anaïs, o perfume de uma geração

Anaïs Anaïs, o perfume de uma geração

Suave como a inocência e voluptuosa como o amor. Cacharel, marca preferida das mulheres românticas, foi criada em 1962 por Jean Louis Henri Bousque, filho de um vendedor de máquinas de costura que desde criança sempre se interessou com o mundo da moda. Ele iniciou sua carreira como aprendiz de alfaiate na cidade de Nîmes na França. Em 1958 o jovem resolveu se mudar para Paris e no dia 16 de março de 1962 criou oficialmente a marca Jean Cacharel.

Inovadora desde sua primeira coleção, a grife Cacharel ganhou fama internacional em 1963 quando seu criador foi capa da revista francesa de moda Elle.  Em 1978 Cacharel em parceria com a empresa francesa LÓreal  lançou o perfume Anaïs Anaïs.

cacharel anasuil 1

Para combinar com a personalidade extremamente feminina, foi escolhido o nome de uma divindade da Pérsia; Anaites Deusa do amor, Anaïs Anaïs pronunciado duas vezes repercurte como um eco suave e envolvente. Criada pelos perfumistas Roger Pellegrino, Robert Gonnon, Paul Leger e Raymond Chaillan, a ideia inicial era criar uma fragrância que além de doce fosse inovadora. A flor de Lírio foi o ponto de partida, pois emana um frescor com uma volúpia contida, na Grécia antiga e no Império romano esta flor simbolizava a pureza.

Fama imediata

Anaïs Anaïs teve sucesso imediato entre as jovens que buscavam uma imagem própria e marcante.  As notas de cabeça são Flor de Laranjeira, Lavanda, Gálbano, Madressilva, Jacinto, Limão verdadeiro ou siciliano, Bergamota, Cassis ou groselha preta e Lírio branco. As notas de coração são Jasmim marroquino, Madressilva, Cravo, Tuberosa, Íris, Lírio, Raíz de Orris ou lírio Florentino, Ylang Ylang, Lírio-do-vale e Rosa e as notas de fundo são Couro, Sândalo, Âmbar, Patchouli ou Oriza, Almíscar, Musgo de Carvalho, Vetiver, Incenso e Cedro.

cacharel anasuil 3

Seu frasco de opalina branca com um rótulo florido em cores pálidas, criação da designer Annegret Beier, rompia com a tradição dos frascos em cristal facetados. Lembrava os frascos para perfumes da antiguidade.  A famosa fotógrafa Sarah Moon criou uma verdadeira simbiose entre o conceito e imagem. Eternizou Anaïs Anaïs como uma fragrância romântica, porém requintada.

Em 1981 foi considerado o melhor perfume do mundo, tornando-se ícone da marca. O estilista Jean Bousquet, descreve a fragrância com estas palavras: “Anaïs Anaïs é um perfume que tem uma essência romântica que tem como uma nota principal  lírios deliciosos”.

Anaïs Anaïs: ainda em alta

Após 30 anos desde o seu lançamento Anaïs Anaïs continua a se destacar entre os perfumes de maior prestígio. Em 1980 a Cacharel lançou seu primeiro perfume masculino, o Cacharel Pour Homme. Nos anos seguintes muitos outros perfumes de sucesso foram lançados. Entre os quais Lou Lou, Eden, Loulou Blue, Noa, Nemo, Gloria, Amor Amor e Promesse. Com isso, pouco a pouco, o prêt-à-porter perdeu espaço e a perfumaria tornou-se o foco da marca.

Muitas versões de Anaïs Anaïs foram lançadas. A mais recente Anaïs Anaïs Premier Délice L’Eau Flamingo ainda traz reminiscências da fragrância original lançada de 1978. Se você for escolher uma delas, recomendo o perfume Anaïs Anaïs do Shopluxo.

Anaïs Anaïs, o perfume de uma geração
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil