14 mar 19

Annick Goutal: visionária e pioneira da perfumaria de nicho

Annick Goutal: visionária e pioneira da perfumaria de nicho

Annick Goutal nasceu em Aix-en-Provence, na França. Aos 16 anos já era uma talentosa pianista, ganhadora de um prêmio de prestígio, do Conservatório de Versailles. Nos anos 1960, a rebeldia da juventude levou-a a contrariar o seu pai e abandonar a promissora carreira de pianista.

Annick decidiu partir para Londres onde trabalhou como modelo. Nesta época ela conheceu um perfumista da casa de fragrâncias Robertet, o qual descobriu outro talento de Annick, que até então passara despercebido: o olfato apurado para os perfumes.

Annick Goutal se apaixona pela perfumaria

A perfumaria foi amor à primeira vista. Desde então, Annick começou a estudar profundamente o assunto sob a tutela do famoso “nariz” da casa Robertet. Após um longo período de iniciação, Annick Goutal foi uma das primeiras mulheres a se formar na escola de perfumaria de Grasse. Em 1979 tornou-se designer de perfumes. As notas musicais foram substituídas pelas notas das fragrâncias. Seu dom para a composição tornou-se sua marca registrada, capaz de criar perfumes únicos e incomparáveis.

Inspiração dos perfumes e da música

Inspirada pelas emoções de suas próprias experiências de vida, em 1980 ela criou seu primeiro perfume, Folavril. Em 1981, criou Eau d´Hadrien, que se transformou no best-seller da marca.

Em 1981 Annick abriu sua primeira loja no charmoso bairro de Saint Germain des Près, na capital francesa. Lá, ela mesma apresentava suas criações para os clientes. O sucesso de seus perfumes foi se propagando pelo boca-a-boca da própria clientela apaixonada e por seus amigos jornalistas.

eau d'adrien, de annick Goutal

Eau de Camille, lançado em 1983, é uma maravilhosa sinfonia verde. Como o cheiro de jardim depois da chuva, foi uma homenagem à sua filha Camille.

 

Ingredientes naturais

eau de Camille

Os ingredientes, em sua grande maioria de origem natural, como limão siciliano, rosa de Damasco, íris italiana e tuberosa de Grasse, são selecionados com muito cuidado e extrema precisão, para obter uma sinergia em cada etapa do perfume.

Perfumes que contam histórias

Cada perfume da Maison Goutal conta uma história. As interpretações pessoais de Annick ecoam em nossas memórias. Convidam a viajar no universo da fantasia olfativa, com as maravilhosas fragrâncias inspiradas em poesias e na natureza.

perfumes de Annick Goutal

O olfato sofisticado de Annick logo foi percebido pela indústria da perfumaria e seu trabalho foi reconhecido através do prêmio “Prix de l´Excellence Europeenne”.

Em 1985 a empresa Annick Goutal foi comprada pela Société du Louvre, grupo ao qual pertence à Baccarat, os champanhes Taittinger, o Hotel Crillon de Paris. A Société du Louvre foi recentemente adquirida pela Starwoods, grupo hoteleiro americano.

Morte prematura

Após dedicar 23 anos de sua vida à pesquisa na área de perfumes, Annick Goutal faleceu em 1999, aos 53 anos de idade. Atualmente a empresa é dirigida por Camille Goutal, sua filha, e Isabelle Doyen, assistente de Annick (abaixo). Juntas, têm o compromisso de levar adiante a tradição, o conceito de exclusividade e prestígio, e ao mesmo tempo trazer frescor e modernidade para a marca.

camille-goutal-isabelle-doyen-annick-goutal

A arte na fabricação dos frascos: sucesso

Annick Goutal perfumes 2

A autenticidade e a elegância da marca podem ser notadas também nos belos frascos que são feitos com exclusividade por experts na arte da frascaria da França com muita atenção a cada detalhe. A ornamentação de cada peça é feita à mão, pois Annick acreditava que “o luxo está nos detalhes”.

Annick-Goutal-Eau-D-Hadrien-EDP-Butterfly-Bottle-100ML-1000x1000

Cada frasco é adornado com uma etiqueta representando uma coroa de hera, a planta favorita de Annick, e que também simboliza a lealdade. O laço de fita dourada, delicadamente amarrada logo abaixo da tampa, é uma das lembranças felizes que remetem à infância de Annick, das guloseimas embrulhadas em celofane, com um laço dourado, vendidas na loja de doces de seu pai.

O método de fabricação dos frascos foi pensado de forma a minimizar o impacto na natureza, resultado da ética e consciência que a casa Goutal tem com o meio ambiente.

Arte perpetuada na perfumaria de nicho

Os perfumes Annick Goutal são clássicos e atemporais, apreciados e desejados em todo o mundo. Conhecida como “a perfumista das estrelas”, Annick Goutal conquistou com suas criações originais várias personalidades internacionais.

Perfumes de Annick Goutal - perfumaria de nicho

Os perfumes são distribuídos em oito butiques próprias: seis em Paris, uma em Roterdã e uma em Bruxelas. E outros 500 pontos de venda no mundo inteiro. No Brasil, os perfumes Annick Goutal podem ser encontrados na Perfumaria Calèche.

Loja de Annick Goutal em Paris

O amor pelas matérias primas nobres e pela arte da perfumaria fazem da Maison Goutal uma marca atemporal, reconhecida em todo o mundo. Dona de uma assinatura olfativa única e inigualável.

Annick Goutal perfumes

Leia mais histórias curiosas sobre a perfumaria na coluna Arte em Frascos de Perfumes, de Roberto D’Angelo.

Annick Goutal: visionária e pioneira da perfumaria de nicho
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil