01 out 18

Balmain: a inspiração que veio da família

Balmain: a inspiração que veio da família

Pierre Alexandre Claudius Balmain nasceu em St-Jean-de-Maurienne, na região da Saboia, sul da França em 1914. Seu pai era um atacadista de tecidos e sua mãe era uma balconista numa loja de roupas. Mais tarde se tornaria gerente da loja de roupas das suas filhas mais velhas.

Em 1925, o jovem Pierre passava os finais de semana com seu tio em Aix-les-Bains. Lá conheceu algumas mulheres da sociedade que o encorajaram a seguir a carreira da moda, contrariando a vontade de sua mãe que sonhava em ver seu filho um médico na marinha.

 

Balmain

Balmain: história

A arquitetura do movimento

Em 1933 Pierre mudou-se para Paris para estudar arquitetura na escola de Belas Artes, pois achava que existiam vários pontos em comum entre a arquitetura e a moda. Pierre iniciou a sua carreira vendendo croquis para Robert Piguet. Depois trabalhou com Molyneux. Em 1943, já trabalhando com Lucien Lelong, desenhou um vestido de crepe preto que fez muito sucesso e que deu o impulso decisivo em sua carreira.

O novo estilo francês

Em 1945, Pierre decidiu abrir a sua própria maison, no número 44 da Rua François Primeiro em Paris. Era o período do pós-guerra, e seu estilo trazia o retorno da opulência, do charme e da elegância perdidos nos anos da guerra.Um estilo que ele mesmo batizou de “o novo estilo francês.”

Pierre-balmain

Balmain fazendo prova de vestida

Pierre prezava pela qualidade. Era famoso por seu rigor no trabalho. Sempre afirmava que, se durante as provas um vestido não tivesse com a estrutura correta, era melhor destruí-lo, porque nem mesmo um belo acessório poderia salvá- lo.

Nos anos 1950, Pierre Balmain se transformou num embaixador da moda francesa . Exportava suas criações para outros países, fato que não era comum naquela época. Entre eles, estavam Ásia, Austrália e América do Sul, e vários países do Oriente médio.

A visão do branco

Dois anos depois, Pierre lançou seu primeiro perfume Vent Vert. Após vários lançamentos, em 1979 foi lançado Ivoire, um perfume que expressava todo o estilo de elegância da casa Balmain.

vent vert

Vent Vert, de Balmain

Ivoire nasceu de uma inspiração: a “visão do branco”. Este perfume trazia nas notas de cabeça uma quantidade maior de componentes. Isso resultou numa fragrância profunda e intensa.  Generosas quantidades de aldeídos com uma com uma combinação de ervas e gálbano, justapondo o frescor das notas cítricas. O resultado: um aroma extremamente original capturando a “crocância” da visão do branco.

Perfume-Ivoire-de-Balmain-Feminino-Eau-de-Parfum

Ivoire, de Balmain

Outros perfumes de Balmain:

ambre-gris-balmain

Ambre Gris

eau divoire

Eau D’Ivoire

extatic gold musk

Extatic Gold Musk

Morte de Pierre Balmain

Com a morte de Pierre Balmain em 1982, a direção da marca ficou a cargo de  Erik Mortensen. Era seu assistente pessoal desde 1951, e se manteve fiel ao estilo de Pierre.

Balmain

Um vestido atual, mas dos anos de Balmain

Quando Erik deixou a marca Balmain, em 1990, foi substituído por Herve-Pierre, que permaneceu na casa Balmain até 1993, quando foi substituído por Oscar de la Renta por mais de 10 anos. Atualmente, o diretor criativo da marca Balmain é Olivier Rousteing.

Com mais de 20 lançamentos em perfumes em sua história, a casa Balmain relançou em 2012 o grande sucesso Ivoire. Assinado pelos perfumistas Michel Amairac e Jacques Flori, perpetuam a elegância e sofisticação da casa Balmain.

Leia também: Balmain, a grife francesa está ainda mais poderosa

Conheça mais histórias curiosas sobre perfumes na coluna Arte em Frascos de Perfume

Compre Balmain no Shopluxo

Balmain: a inspiração que veio da família
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil