14 set 17

Calèche: símbolo de sofisticação

Calèche: símbolo de sofisticação

O símbolo que inspirou a mais famosa loja de perfumes em São Paulo se chamava Calèche.

Em 1837 Thierry Hermès, abriu uma pequena oficina em Paris onde vendia baús para carruagens, selas, rédeas, estribos, e acessórios para montaria. A oficina estava localizada em uma região de Paris conhecida como Grands Boulevards, numa época onde o ruído dos cascos dos cavalos ressoava pelas tranquilas ruas da cidade. A loja recebeu o nome de Calèche, e em 1880 foi transferida para uma sofisticada loja no número 24 da Rua Faubourg Saint-Honoré, onde permanece até hoje.

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Nesta época o filho de Thierry assumiu os negócios e passou a vender também objetos feitos em couro, como bolsas, sacolas e até casacos. Em 1892, a empresa lançou uma bolsa grande, com fechamento feito por duas tiras que prendiam a parte superior da bolsa, o que se tornaria anos mais tarde a essência da bolsa que viria a se tornar o símbolo da Hermès.

Reinvenção da Calèche

A partir de 1914, com o advento do automóvel, a marca se reinventou, e a partir da constatação de que as pessoas estavam viajando muito mais e com maior facilidade, a marca descobriu uma enorme oportunidade de lançar uma linha de malas, com formato e fechamento exclusivos. A técnica do pesponto no couro foi adaptada às linhas de bagagens, juntamente com outras novidades.

Em 1923 foi criada a bolsa com zíper. Em 1929 Émile, neto do fundador, desenhou roupas feitas de couro de veado o que deu origem à primeira coleção feminina no mesmo ano.

Acessórios a todo vapor

Décadas se passaram e o prestigio da Hermès crescia juntamente com a diversidade de seus produtos: bolsas, lenços, gravatas, luvas, joias e uma infinidade de acessórios além da Haute de couture e prêt-à-porter, até que a primeira fragrância, Eau d’Hermès criada por Edmond Roudnitska. foi lançada em 1951.

O sucesso porém viria 10 anos mais tarde quando Hermès decidiu lançar seu primeiro perfume feminino, o nome não poderia ser outro: Calèche, uma homenagem ao nome da primeira loja, assumindo desta forma o compromisso de criar verdadeiras obras olfativas apresentadas em frascos icônicos.

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Rapidamente Calèche tornou-se um dos perfumes mais famosos da história, com sua a deliciosa fragrância, suave e refrescante, resultado de uma combinação de essências de néroli, bergamota, limão, lírio-do-vale, sândalo e vetiver.

No frasco, de formas arredondadas, vê-se uma elegante carruagem, (inspirada num desenho de Alfred de Dreux) leve, aberta e esguia, esta carruagem foi concebida propositalmente para valorizar a beleza das roupas das mulheres que desfilavam pelo elegante Bois de Bologne no século XIX.

O perfume

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Por ocasião do seu lançamento, Calèche tinha a missão de representar a elegância dos anos 1960. Anunciava uma nova era onde as mulheres finalmente conquistaram a tão sonhada igualdade dos sexos. Criada por Guy Robert, Calèche foi inspirada na mulher autoconfiante, serena, elegante, sofisticada, deliciosamente natural e esportiva.

Ao longo de sua história, a marca lançou no mercado mais de 98 perfumes desenvolvidos por perfumistas de renome, dentre os quais o renomado Jean Claude Ellena que sabe como ninguém usar o seu o talento para transformar desejos e sonhos em aromas trazidos de viagens inspiradoras.

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A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil