05 nov 18

Não há lugar como o nosso lar

Não há lugar como o nosso lar

Com esta frase, a personagem Doroty no filme “The Wiz” (protagonizado por Diana Ross), foi arrancada de sua casa em Nova York por um tornado e levada até a cidade mágica de Oz. Na cena final, Doroty relembra seus familiares e o convívio com todos, e estas lembranças a levam de volta para casa. Se analisarmos esta cena, Doroty não estava pensando na moradia, mas sim no “lar” onde convivia com seus familiares, e esta lembrança feliz a levou de volta.

Filme The Wiz blog anasuil

Os personagens do Filme The Wiz

Do latim, a origem da palavra lar nos remete diretamente a Laris, o Deus mitológico responsável pela proteção do lar. Também do latim, a palavra casa era usada para se referir a uma moradia humilde. E o que atualmente chamamos de casa era chamado de domus.

A diferença entre casa e lar

Apesar de significarem a mesma coisa, existe uma diferença entre as duas palavras: casa é uma construção de alvenaria. Lar é uma construção de valores e princípios. Casa é onde nos abrigamos da chuva, do calor e do frio, lar é um abrigo para o medo, a dor e a solidão. Casa é um lugar onde as pessoas entram para dormir e comer. Lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar. Onde repõem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. Em resumo: onde realmente desejamos estar.

casa - blog anasuil

Há milhões de anos os homens da pré-história começaram a utilizar as cavernas e grutas como moradia. Esses espaços serviam para se protegerem das ameaças de animais ferozes, ou mesmo do frio e da chuva. A descoberta do fogo foi providencial, pois além de servir para preparar o alimento e espantar os animais, deixava os ambientes mais iluminados e confortáveis. Os homens da pré-história eram povos nômades que sempre migravam para outros locais onde poderiam caçar pescar e colher frutas.  Ainda hoje agimos da mesma forma, estamos sempre à procura de um lugar mais confortável, um lar.

O que é um lar

O termo lar, ainda que possa ser considerado um sinônimo de casa, apresenta uma conotação mais afetiva e pessoal, onde se tem a privacidade. Onde a parte mais significativa da nossa vida pessoal se desenrola.

A vida agitada nos tem afastado cada dia mais dos nossos lares, pois gastamos cada vez mais tempo no trabalho ou exercendo outras atividades.

casa 2

A ideia de lar está tradicionalmente associada também à ideia de família. Na civilização Etrusca e Romana os Deuses Lares protegiam a família e a casa. Desde os séculos 15/16, a cozinha, lugar quente, afável e agregador, era o coração da casa, local onde se acendia o fogo, e era chamado de “lareira”.

Na busca constante de transformar a nossa casa em lar, precisamos usar elementos que representem a todos que nela habitam, e tudo deve fazer sentido para seus moradores. De nada adianta gastar verdadeiras fortunas com decoradores e arquitetos, se falta o mais importante: o aconchego.

Casa perfumada

E os perfumes, onde entram em todo este processo de transformar a casa num lar?

perfumes na decoração

Frascos se misturam ao vidro francês de aroma stick na bandeja

A resposta é simples: em todos os ambientes, pois são uma ótima alternativa para manter a harmonia e a energia do lar. Os estudiosos do Feng Shui afirmam que deve existir um equilíbrio nos ambientes, da posição dos móveis, até as correntes de vento e luz que entram na casa.

Memória olfativa de uma casa perfumada

Perfumes despertam as memórias olfativas, pois estão intimamente interligados às nossas experiências emocionais. Talvez você não tenha se dado conta ainda, mas cada ambiente da casa tem traz uma lembrança que com certeza está guardada no seu inconsciente, por exemplo, a cozinha, por ser um lugar de convivo comum onde a família se reúne nos lembra do cheiro de um delicioso bolo assando e nos faz lembrar da vovó.

casa feliz

A sala tão acolhedora nos remete à lembrança de ao voltar da escola encontrar nossos pais sentados vendo TV e este sentimento nos conforta e nos acolhe. O banheiro remete à limpeza e à lembrança da colônia do papai.

E a penteadeira da mamãe? Repleta de perfumes, talcos e cremes. Todos guardamos essa recordação de casa perfumada. Mas como imprimir todas estas emoções e sensações na casa? Hoje em dia dispomos de alguns truques que  facilitam esta tarefa.

Lar, um refúgio

No processo de transformar a casa em lar não existe o que é certo ou errado, existe sim o que é bom para você e sua família.

abóboras de crochê em vaso

Abóboras de crochê

A sua casa deve contar um pouco sobre você e sua família. Isso é possível através de fotos, lembranças de viagens, souvenires, peças de família que ajudam a dar o “tom” desejado.

A qualidade de vida é um fator de grande importância quando falamos de um lar, portanto faça da natureza a sua aliada! Use a abuse de plantas e traga o jardim para dentro do seu lar. Por menor que seja o espaço disponível sempre existe uma solução.

Verdadeiro santuário, o lar deve proporcionar bem estar e conforto, essenciais para fugir da agitação do dia-a-dia.

Cuide do seu lar como uma extensão da família

Autenticidade ajuda a transmitir personalidade, portanto cuide do seu lar como se fosse uma extensão de você e de seus familiares. Se você quiser dar um toque de elegância, o Aroma Stick da linha Luxury nº 1 da AnaSuil, foi criada com uma fragrância moderna e sofisticada.

Murano anasuil

Aroma stick da Linha Luxury, de Anasuil

As notas de saída com Bergamota e Limão Siciliano estão em perfeita sintonia com as notas irradiantes da Mandarina, Grapefruit com nuances de Néroli. Já as notas de pétalas frescas de muguet, flor de laranjeira, íris e lírio, são o toque final que remete ao aconchego com notas amadeiradas, da fava tonka e do almíscar.

Quarto

Talvez o quarto de dormir seja um dos espaços mais importantes da casa, pois lá passamos grande parte da nossa vida. Capriche na decoração usando pequenos objetos decorativos como caixas, livros e quadros.

Cenário da loja Laura Ashley

Cenário da loja de Laura Ashley com as criações de décor, perfumes e estampas

Deixe a cama bem confortável com lençóis bem perfumados e travesseiros bem macios. As almofadas ajudam a decorar e são bem úteis para se aconchegar na hora de ver TV.

blog anasuil

Mas para deixar seu quarto com cara de hotel cinco estrelas tenha sempre à mão uma bandeja com Sabonete Líquido AnaSuil Acordar Despertar o Hidratante AnaSuil e o Home Spray AnaSuil, desta forma você perfuma o seu quarto e hidrata a sua pele na hora de dormir.  Toda a linha possui óleo essencial de Lavanda da França.

Sala

Na sala a família se reúne e recebe os amigos, deixe a luz do sol entrar e trazer a alegria. O perfume com óleo essencial de Verbena e chá verde além de purificar o ambiente, alivia o stress e a ansiedade, portanto perfeito para áreas em comum.

ANASUIL

Um belo frasco com aromas faz toda a diferença

Capriche na decoração usando pequenos objetos decorativos como vasos, potes, caixas, livros e quadros, eles podem transformar os ambientes, são muito versáteis e causam um belo efeito.

Desperte os seus sentidos com velas perfumadas e saches, pois trazem um toque de aconchego e elegância, a luz da vela desperta o romantismo.

Quarto das crianças

O quarto dos pequenos deve ser colorido e os móveis devem ter dupla função; utilitária e recreativa. Neste ambiente que convida a ficar os aromas indicados são a camomila e a lavanda, pois acalmam e proporcionam conforto.

Voternidade-linha-Catulí-anasuil

Os ursinhos com perfumes da linha Catulí

A linha Catulí, de Anasuil, foi feita com os cuidados que os pequenos merecem, com saches para armários e gavetas e perfume para ambientes Aromas sticks.

Quarto de meditação

Escolha um canto do seu lar para ler um livro ouvir uma música ou mesmo meditar. Decore-o com almofadas, tapetes, e use o perfume de ambientes com óleo essencial de rosa da Bulgária da linha Anasuil Monde Retrô. Esta linha possui também hidratante para a pele e sabonete líquido, ambos contêm óleo essencial da rosa da Bulgária e geraniol, substância rejuvenescedora que hidrata.

flores anasuil

Flores: tenha sempre por perto

Depois de todas estas dicas você estará preparada para convidar os amigos e desfrutar momentos de descontração. Prepare a mesa, escolha um vinho, coloque flores e acenda velas, torne o ambiente propício para compartilhar com seus amigos um momento especial. Cozinhe ou peça comida pronta, não importa. O que vale mesmo é celebrar com os amigos.

Não há lugar como o nosso lar
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil