24 ago 17

L´Air du Temps: um perfume eterno

L´Air du Temps: um perfume eterno

Símbolo de uma casa de Alta Costura, L´Air du Temps é considerado um dos melhores perfumes de todos os tempos, classificado como um dos maiores êxitos da perfumaria. Juntamente com Chanel nº 5, Shalimar, Joy e Arpège, continua a seduzir as mulheres de todas as idades.

“Meu objetivo sempre foi o de dar à realidade o colorido dos sonhos”, confidenciou Robert Ricci, filho de Nina Ricci, estilista Italiana que em 1932 fundou a sua Maison de Alta Costura, foi Robert que convenceu a sua mãe a criar um perfume para perpetuar a sua marca.

1993 Enrique Badulescu

Lançado em 1948, época em que predominavam os perfumes pesados e inebriantes,  L’Air du Temps celebrava com leveza a feminilidade, ao mesmo tempo que despertava uma sensação de alegria despreocupada. Os sentimentos que haviam sido ofuscados durante os dias negros da guerra voltavam de forma delicada e natural. A mulher que inspirou Robert Ricci era feminina, sedutora e sensual.

Criado pelo perfumista Francis Fabron, L´Air du Temps é um exemplo perfeito de um perfume do período clássico da perfumaria. Nesta criação, Francis utilizou por primeira vez na perfumaria o silicato de benzilo, uma nota sintética que recria perfeitamente um cravo levemente apimentado que envolve uma harmonia de flores na qual nenhuma delas se destaca. Com esta inovação química, L´Air du Temps inaugurava a era dos perfumes com um acorde que perdurava o dia todo, e era justamente isso que Robert buscava: um floral delicado que fugisse dos perfumes intensos tão em moda naquela época – “L’Air du Temps é um pequeno milagre olfativo” – conclui  Robert Ricci.

lair du temps

Numa perfeita combinação entre nome, composição e frasco, Robert Ricci idealizou como tampa do frasco uma pomba, o símbolo da paz, tão sonhada durante a guerra. Desde o design original de Joan Rebull em 1948 o frasco ganhou outras versões, até que três anos mais tarde, Marc Lalique reinterpretou o frasco com um par de pombas entrelaçadas.

Design

Em 2010 Philippe Starck com a sua visão muito refinada e ultramoderna reinterpreta o frasco lendário com as aves de paz, em vidro fosco e uma asa metal. Em 2013 Olivia Putman dá a sua visão feminina e alegre para uma edição limitada de “L’Air du Temps azul, como o céu e o mar que evocam o infinito e a liberdade.”

Perfume-L`Air-du-Temps-

Este perfume lendário cativou várias celebridades e entre elas a Princesa Diana que usava a fragrância por sua leveza e discrição.

História da criação
Após a segunda guerra mundial e privação, as mulheres desejam um despreocupado feminilidade e leveza pegada. O filho do designer Nina Ricci, Robert, ouve estas reivindicações em 1948 e responde pela criação de um perfume agora se tornou lendária: a Air du Temps. Isto é apoiado pelo perfumista Francis Fabron Robert Ricci lançou na aventura. Ele foi o primeiro a imaginar uma fragrância pura e fresca dedicado às mulheres jovens, em ruptura total com os aromas pesados e inebriantes da época.

A fragrância, a garrafa: razões para o sucesso
A fragrância é composta por uma combinação de trinta ingredientes, um acorde de bergamota, cravo picante e rosa. Francis Fabron usou pela primeira vez na história da perfumaria o salicilato benzílico, que proporciona uma sensação de leveza floral destaca a nota cravo e bouquet floral, reforçada por jasmim e rosa. O criador diz de sua nova fragrância: “Devemos considerar esta misteriosa chave pelo qual uma fragrância seduz mais do que outro: lá em L’Air du Temps um pequeno milagre que lhe confere a sua forte personalidade.” E justamente este pequeno detalhe talvez é este pequeno milagre que vai encantar algumas décadas mais tarde a princesa Lady Di, que foi uma fervorosa admiradora do perfume.

L´Air du Temps: um perfume eterno
Sem avaliações

Comentários

  • Sou fiel a esse perfume a mais de 40 anos.
    Ele permanece o dia todo.
    Adoro.

    Por Maria Alice Lebrão de Carvalho. 24 ago 17

  • Sou fiel a esse perfume a 40 anos.
    Sua fixação permanece o dia todo.Perfeito.

    Por Maria Alice Lebrão de Carvalho. 24 ago 17

  • Maravilhoso, não é Maria Alice? Comente mais vezes aqui, adoro conhecer vocês!

    Por Anasuil 28 ago 17

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil