16 mar 20

Oud: a madeira dos deuses

Oud: a madeira dos deuses

Oud: com certeza você já deve ter ouvido falar no Agarwood, conhecida por diferentes nomes. No Oriente Médio Oud, em árabe Al Oudh, na China Madeira de Ágar e na Índia Madeira de Aloés.

Há milênios o agarwood vem sendo usado em forma de incenso, por várias religiões: o budismo, taoísmo, islamismo e cristianismo. Com um aroma místico, é muito usado nas meditações. Seu aroma é como purificador do corpo e da alma, por esta razão é chamado de o “Rei dos Incensos”.

incenso

O poder do Oud

Da mesma forma que a moda, os perfumes também seguem tendências que a cada ano mudam conforme e demanda do mercado. Talvez você não saiba, mas o departamento de Marketing das grandes empresas de perfumes trabalha incansavelmente para ganhar destaque e a atenção dos consumidores.

Lançam centenas de versões dos perfumes de sucesso, com inúmeras denominações tais como: Summer, light, edições limitadas etc. Além das concentrações que conhecemos (Eau de Cologne, Eau de Parfum e Eau de Toilette) as marcas lançam e relançam novas concentrações para a trair os olfatos mais exigentes:  Eau fraîche, Eau Première, Eau concentre, Eau Tendre, Extrait de Parfum entre tantas.

Mas entre as modas que vêm e que vão, a moda do perfume de Oud tem permanecido em alta há alguns anos e tem ganhado cada dia mais adeptos no mundo inteiro.

Mas o que é Oud?

Oud é uma resina produzida pela árvore Agar (Aquilaria), natural de uma região da Índia chamada Assam, e hoje pode ser encontrada em várias partes da Ásia.

Quando esta árvore é infectada por fungos, a Phialophora parasítica, a árvore reage produzindo uma resina, com aparência viscosa de coloração escura e extremamente perfumada, que o mundo da perfumaria chama de Oud. Conhecida como o ouro líquido, esta resina sempre foi muito valorizada pelos países do Oriente Médio e Ásia.

Por que custa tão caro?

A grande demanda por sua utilização elevou o preço do Oud, tornando-o o óleo mais caro do mundo. Oud só é produzido quando a árvore é atacada pelos fungos, e isso não ocorre com frequência, motivo pelo qual a dificuldade em obter o precioso líquido.

oud

A seiva só é produzida para combater o fungo nas árvores mais velhas, que só ficam “doentes” geralmente após 50 anos. Outro fator que encarece o Oud é a quantidade extraída da árvore. A cada 70 kg de madeira obtém-se em média de 20 ml de óleo puro. Por todas essas razões o preço chega a ultrapassar o valor do ouro.

Até o momento não foi possível sintetizar o Oud em laboratório, o que o torna mais raro e único. São muitas as suas propriedades, que além de regeneradoras são altamente benéficas para os sistemas respiratório e digestivo. O óleo essencial é muito utilizado também na aromaterapia, sendo reconhecido por seus poderes altamente afrodisíacos.

A conquista do Ocidente

Até bem pouco tempo o precioso líquido era praticamente desconhecido na perfumaria ocidental. Alguns perfumistas começaram então a desvendar os segredos das perfumarias do Oriente Médio, e se apaixonaram pela intensidade, sensualidade e riqueza daquela nova maravilha. Mas estaria o olfato ocidental preparado para o Oud?

mulher-perfume-blog-anasuil

Aos poucos os perfumistas foram aprendendo a trabalhar com o Oud, e graças a essa descoberta hoje o mundo inteiro pode desfrutar do ouro líquido em diversos perfumes.

Na primeira década dos anos 2000 as marcas famosas começaram a utilizar o Oud em suas fórmulas. Pouco a pouco ela se tornou protagonista de inúmeras criações.  Inicialmente utilizado em perfumes de nicho, hoje está em centenas de perfumes de marcas comerciais. Confere a elas uma aura de mistério, luxo e elegância.

Comprando o seu primeiro perfume

Depois de conhecer esta maravilha vinda do Oriente Médio garanto que você não vai ficar indiferente ao ouro líquido. Permita-se esse luxo! Entre as inúmeras opções disponíveis no mercado, fiz uma pequena seleção de perfumes para você sentir na pele as maravilhas do ouro líquido:

perfume Amouage

Epic Woman, da Amouage, foi lançado em 2009 e é um perfume Oriental Floral

12215974854686

Interlude Woman, da Amouage, foi lançado em 2012 e é um perfume Chipre Floral

1ed15bdd-edf6-4067-905d-4984b65e212e-colonia-oud-acqua-di-parma-eau-de-cologne-concentree-perfume-masculino-100ml

Eau de Cologne concentrée for Man, da Acqua di Parma, foi lançado em 2012 e é um perfume amadeirado

FN278512_1200x1200

Oud Eau de Parfum, da Acqua di Parma, foi lançado em 2019 e é um perfume compartilhável Oriental Amadeirado.

Royal-Princess-Oud-De-Creed-Millesime-Feminino

Royal Princess, da Creed, foi lançado em 2015 e é um perfume Oriental Floral.

soir d'orient sisley blog anasuil

Soir D´Orient, da Sisley, foi lançado em 2015 e é um perfume Oriental.

Instagram @AnaSuil

Something is wrong.
Instagram token error.

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil