Oud: a madeira dos deuses

Oud: com certeza você já deve ter ouvido falar no Agarwood, conhecida por diferentes nomes. No Oriente Médio Oud, em árabe Al Oudh, na China Madeira de Ágar e na Índia Madeira de Aloés.
Há milênios o agarwood vem sendo usado em forma de incenso, por várias religiões: o budismo, taoísmo, islamismo e cristianismo. Com um aroma místico, é muito usado nas meditações. Seu aroma é como purificador do corpo e da alma, por esta razão é chamado de o “Rei dos Incensos”.
O poder do Oud
Da mesma forma que a moda, os perfumes também seguem tendências que a cada ano mudam conforme e demanda do mercado. Talvez você não saiba, mas o departamento de Marketing das grandes empresas de perfumes trabalha incansavelmente para ganhar destaque e a atenção dos consumidores.
Lançam centenas de versões dos perfumes de sucesso, com inúmeras denominações tais como: Summer, light, edições limitadas etc. Além das concentrações que conhecemos (Eau de Cologne, Eau de Parfum e Eau de Toilette) as marcas lançam e relançam novas concentrações para a trair os olfatos mais exigentes: Eau fraîche, Eau Première, Eau concentre, Eau Tendre, Extrait de Parfum entre tantas.
Mas entre as modas que vêm e que vão, a moda do perfume de Oud tem permanecido em alta há alguns anos e tem ganhado cada dia mais adeptos no mundo inteiro.
Mas o que é Oud?
Oud é uma resina produzida pela árvore Agar (Aquilaria), natural de uma região da Índia chamada Assam, e hoje pode ser encontrada em várias partes da Ásia.
Quando esta árvore é infectada por fungos, a Phialophora parasítica, a árvore reage produzindo uma resina, com aparência viscosa de coloração escura e extremamente perfumada, que o mundo da perfumaria chama de Oud. Conhecida como o ouro líquido, esta resina sempre foi muito valorizada pelos países do Oriente Médio e Ásia.
Por que custa tão caro?
A grande demanda por sua utilização elevou o preço do Oud, tornando-o o óleo mais caro do mundo. Oud só é produzido quando a árvore é atacada pelos fungos, e isso não ocorre com frequência, motivo pelo qual a dificuldade em obter o precioso líquido.
A seiva só é produzida para combater o fungo nas árvores mais velhas, que só ficam “doentes” geralmente após 50 anos. Outro fator que encarece o Oud é a quantidade extraída da árvore. A cada 70 kg de madeira obtém-se em média de 20 ml de óleo puro. Por todas essas razões o preço chega a ultrapassar o valor do ouro.
Até o momento não foi possível sintetizar o Oud em laboratório, o que o torna mais raro e único. São muitas as suas propriedades, que além de regeneradoras são altamente benéficas para os sistemas respiratório e digestivo. O óleo essencial é muito utilizado também na aromaterapia, sendo reconhecido por seus poderes altamente afrodisíacos.
A conquista do Ocidente
Até bem pouco tempo o precioso líquido era praticamente desconhecido na perfumaria ocidental. Alguns perfumistas começaram então a desvendar os segredos das perfumarias do Oriente Médio, e se apaixonaram pela intensidade, sensualidade e riqueza daquela nova maravilha. Mas estaria o olfato ocidental preparado para o Oud?
Aos poucos os perfumistas foram aprendendo a trabalhar com o Oud, e graças a essa descoberta hoje o mundo inteiro pode desfrutar do ouro líquido em diversos perfumes.
Na primeira década dos anos 2000 as marcas famosas começaram a utilizar o Oud em suas fórmulas. Pouco a pouco ela se tornou protagonista de inúmeras criações. Inicialmente utilizado em perfumes de nicho, hoje está em centenas de perfumes de marcas comerciais. Confere a elas uma aura de mistério, luxo e elegância.
Comprando o seu primeiro perfume
Depois de conhecer esta maravilha vinda do Oriente Médio garanto que você não vai ficar indiferente ao ouro líquido. Permita-se esse luxo! Entre as inúmeras opções disponíveis no mercado, fiz uma pequena seleção de perfumes para você sentir na pele as maravilhas do ouro líquido:
Epic Woman, da Amouage, foi lançado em 2009 e é um perfume Oriental Floral
Interlude Woman, da Amouage, foi lançado em 2012 e é um perfume Chipre Floral
Eau de Cologne concentrée for Man, da Acqua di Parma, foi lançado em 2012 e é um perfume amadeirado
Oud Eau de Parfum, da Acqua di Parma, foi lançado em 2019 e é um perfume compartilhável Oriental Amadeirado.
Royal Princess, da Creed, foi lançado em 2015 e é um perfume Oriental Floral.
Soir D´Orient, da Sisley, foi lançado em 2015 e é um perfume Oriental.