12 mar 18

Perfumaria no décor de Laura Ashley

Perfumaria no décor de Laura Ashley

Perfumaria no décor de Laura Ashley: uma história encantadora em que perfumes e decoração se fundem maravilhosamente, por Roberto D’Angelo.

Laura Ashley, designer britânica que fundou um império internacional, iniciou seus negócios em 1953. Juntamente com o seu marido Bernard, Laura começou a produzir na mesa da cozinha da casa deles, estampas florais padronizadas com apenas uma tela e tintas. Eram aplicadas em toalhas de chá, toalhas de mesa e panos de copa,  em produção artesanal que era  vendida no comércio local.

Laura Ashley posa com o marido

Laura Ashley e o marido no início da criação

O começo

Em 1954, a fabricação doméstica passou a ser uma empresa e foi registrada com o nome de Ashley Mountney Ltd.

Em 1958, o casal abriu um showroom em Londres, para mostrar para o público as peças que estavam produzindo, desde pequenos itens domésticos até têxteis impressos em painéis únicos.

Criações de Laura Ashley em ambiente decorado

Cenário criado por Laura Ashley nos anos 2000

Laura Ashley e a moda

O ano de 1960 trouxe uma grande mudança para a família que, mudou-se para o País de Gales, local onde Laura guardava muitas memórias de sua infância feliz. Nesta época Laura iniciou sua primeira coleção de roupas inspiradas no campo. Tinha ajuda de apenas uma costureira, e produziu esta coleção, especialmente inspirada na jardinagem.

Primeira loja de Laura Ashley

Laura Ashley em seu ateliê com tecidos

Laura Ashley e o começo da fase de estilista

Em 1968 ocorreu a abertura da primeira loja de Londres em South Kensington. Inicialmente o negócio caminhou a passos lentos. Porém tudo mudou depois que Bernard mandou colocar 100 anúncios de publicidade nos metrô de Londres. O volume de negócios aumentou 300% em 3 dias, e depois para 3000% nos dois meses seguintes.

Mais lojas

Em 1970, as vendas aumentaram e mais lojas foram abertas na Fulham Road vendendo 4000 vestidos em apenas uma semana. Em 1971 várias lojas de departamento na Austrália, Canadá e Japão introduziram a marca Laura Ashley. A primeira loja Laura Ashley nos Estados Unidos foi aberta em 1974 em São Francisco.

Em 1975, a empresa cresceu mais rápido do que qualquer um poderia ter previsto,  com mais de 40 lojas, o volume de negócios aumentou expressivamente, e a empresa empregava nesta época mais de 1000 colaboradores em todo o mundo. A primeira loja em Nova York foi inaugurada em 1977 na famosa Madison Avenue.

Cenário da loja Laura Ashley

Cenário criado na loja de Laura Ashley com as criações de décor, perfumes e estampas

Decoração: um novo sonho

Em 1981 Laura e Bernard mudaram-se para o norte da França, este novo ambiente causou outra enorme influência sobre Laura, novos produtos e uma inspiração de casa de campo se tornaram sua marca registrada, alem do que Laura começou a dedicar-se ao mobiliário, no ano seguinte foi lançada a “Decorator Collection” totalmente inspirada no estilo do campo.

Em 1984 a empresa produzia tecidos, roupas, papéis de parede, acessórios decorativos e mobiliários. O sucesso de Laura Ashley foi consequência da sua enorme inspiração e a combinação do estilo tradicional do campo inglês com um toque contemporâneo que atraiu o público jovem. No mesmo ano Laura lançou seu primeiro perfume Emma, nome de sua filha. Era um floral verde chipré, com uma saída de notas verdes. Nas notas de corpo, floral com rosas, gardênia e néroli num fundo com madeiras brancas, almíscar e âmbar branco.

Tragédia

Após uma enorme expansão em 1985 com a abertura da primeira loja na cidade de Tóquio, uma tragédia se abateu sobre a família Ashley: uma queda na escada durante uma visita na casa de seus filhos resultou na morte de Laura.

Perfumaria-no-decor-laura-ashley-2

Laura Ashley: o legado

A dor pela perda da matriarca afetou profundamente a família, mas o marido e seus quatro filhos: Jane, Nicolas e Emma e David, juntamente com seus netos, Sara, Jane e Alexis seguiram em frente. A empresa sob a direção de Bernard continuou crescendo e no final da década de 1980 a marca Laura Ashley Home, lançou a linha “Mãe e Criança” uma exclusiva gama de mobiliário infantil.

Perfumaria no décor: as criações

Perfumaria-no-decor-perfume-n1-Laura-ashley

O perfume Laura Ashley Nº1 foi lançado em 1989. im maravilhoso floral que foi apresentado num frasco pintado à mão inspirado nas estamparias de decoração do interior.

Perfume criado por Laura Ashley

Perfume Nº1, de Laura Ashley

Dilys, outro perfume floral foi lançado em 1992, com um belíssimo frasco em forma de lágrima. Outros lançamentos vieram depois: L’Eau em 1995, Magic Garden em 2000 e Exotic Amber em 2009.

Em 1993 a empresa comemorou seu 40º aniversário, ocasião em que o Senhor Bernard se aposentou como presidente e tornou-se presidente honorário, cargo que ocupou até 1998.

Porcelanas da marca Laura Ashley

Porcelanas de Laura Ashley

Anos 2000

Em 2013, no 60º aniversário da marca, o perfume Emma foi relançado. O caráter da fragrância original foi mantido. Porém, novos componentes foram incluídos com a finalidade de modernizar o perfume.

Loja Laura Ashley ambientada

Cenário da Laura Ashley em 2016

Atualmente a marca Laura Ashley mantém as características da inspiração de sua fundadora. Uma extensa coleção de estamparia, papéis de parede, louças e cerâmicas decorativas. Há também móveis e acessórios que traduzem o British life style, confortável e aconchegante. Esses sempre foram os grandes sucessos da marca, principalmente nas grandes metrópoles que almejam cada vez mais adotar a vida simples do campo.

Veja um vídeo que mostra um pouco da Laura Ashley:

Leia mais histórias encantadoras na coluna Arte em Frascos de Perfumes.

Compre perfumes florais maravilhosos pelo Shopluxo.

Perfumaria no décor de Laura Ashley
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil