06 fev 20

Prada: luxo, poder, sofisticação e sucesso

Prada: luxo, poder, sofisticação e sucesso

Imagine uma marca italiana que é sinônimo de luxo e sofisticação no mundo inteiro, até o Papa usa seus calçados! Ou melhor, até o diabo veste! Sim, estamos falando da Prada.

Definir Prada como uma marca é um insulto, afinal, ela desperta nas mulheres um incontrolável desejo por suas peças, que são verdadeiras joias do mundo da moda. A toda-poderosa ex-editora da Vogue americana, Anna Wintour, declarou: “Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão”. Resumindo a Prada em duas palavras: simplesmente divina.

Como tudo começou

A história começou em 1913, quando os irmãos Mario e Martino resolveram abrir uma loja com o sobrenome da família. Nascia então a Fratelli Prada. A loja era especializada em acessórios de luxo, e os irmãos investiam em materiais nobres para criar peças exclusivas. Eram bolsas e malas de viagem, confeccionados em couro de fabricação própria e diferenciados.

Prada - loja - blog anasuil

Tudo era feito à mão, e cada detalhe deixava evidente a alta qualidade dos materiais. Não demorou muito para que a alta sociedade italiana começasse a se interessar pelos produtos que os irmãos Prada produziam. Isso ajudou, e muito, no crescimento da marca. A loja, que ficava na elegante Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, se transformou no destino preferido da realeza italiana.

A família real da Itália se rende à sofisticação 

A fama dos irmãos Prada começou a ultrapassar as fronteiras da Itália e em 1919 a aristocracia europeia desejava a marca. Todos queriam as peças exclusivas feitas com materiais nobres, que tinham um acabamento perfeito.

logotipo da Prada

Devido ao grande sucesso, a família real Italiana declarou a Prada como a sua fornecedora oficial. O logotipo que a Prada adotou, na época era composto por um círculo de corda atada com um brasão italiano. Dentro do laço estava a assinatura da marca italiana, onde abaixo aparecia a frase “Milano dal 1913”.

bolsa Prada

Essa honra deu à empresa o direito de usar a heráldica tradicional da Casa de Sabóia. Tanto o brasão de armas quanto a corda com os nós são desenhos oficiais da família real Italiana, pertencentes à Casa de Sabóia. Atualmente as bolsas da marca também apresentam um pequeno triângulo que contém o nome da marca e o brasão do logotipo original.

Novos tempos: uma mulher na direção 

Desde o início, a administração dos negócios ficava a cargo dos homens, pois a rígida hierarquia masculina da época não permitia que as mulheres da família se envolvessem nos negócios. E foi justamente a filha de um dos irmãos, Luiza, que mais tarde encabeçaria a administração da loja por mais de 20 anos!

Miuccia-Prada - foto de Brigitte-Lacombe

Em 1978, a Prada passou a ser administrada pela filha de Luiza, Miuccia, e seu marido Patrizio Bertelli. Nascida em 10 de maio de 1949 em Milão, neta de um dos fundadores, ela assumiu o controle da empresa familiar e começou a ditar os grandes passos da marca.

Com o seu jeito reservado, ainda adolescente frequentava os desfiles de moda  utilizando roupas de estilistas como Yves Saint Laurent. Conhecida como Miuccia, ela transformou a Prada numa grife de sucesso. Ainda hoje é respeitada por todos como e conhecida como a papisa da moda.

Ainda jovem, aos 28 anos de idade, ocupou o lugar que até então era de mãe. Inicialmente, era uma ideia que ela detestava. Porém, logo após o seu primeiro desfile prêt-à-porter, todos já falavam dela e do seu talento nato.

Miuccia Prada

Nos anos 1970, muito do prestígio da Prada já tinha se perdido. Miuccia, com um olhar mais crítico e contemporâneo, começou a resgatar o glamour de uma era. Porém a ascensão como marca de luxo só foi acontecer a partir dos anos 1980. Para se ter ideia do boom que ocorreu na época, muitas atrizes e celebridades passaram a usar os acessórios da Prada.

Lançamentos icônicos

Somente em 1993 foi inaugurada a segunda loja, na concorrida Via della Spiga, um dos principais pontos europeus de artigos e acessórios de alto luxo. A nova loja representava uma nova era da Prada, combinando elementos tradicionais com uma arquitetura moderna. Além disso, introduziu-se em sua decoração a cor verde-palha. O tom se tornaria, nos anos seguintes, um símbolo padrão de suas lojas.

Prada Via Della spiga

Outro fator que contribui bastante para a recuperação do requinte e do nome da Prada foi o lançamento de uma bolsa simples, porém irresistível. A mochila Prada preta feita em náilon (material que era utilizado para confeccionar tendas dos militares), ajustada com alças em couro, bastante resistente e de alta durabilidade.

Entendendo as necessidades de suas consumidoras, Miuccia acertou em cheio! Era exatamente o que a Prada precisava para ganhar mais notoriedade. As mulheres modernas precisavam de acessórios práticos, sem abrir mão da beleza.

As mochilas ganharam adeptas famosas, uma delas Jerry Hall, a famosa modelo ajudou a divulgar a Prada pelo mundo.

Sapatenis Prada

Outro acessório da Prada que virou ícone foi o lançamento de um tênis que era muito confortável sem perder a elegância e o luxo. Ele desbancou todos os calçados fabricados daquela época: nascia o sapatênis, que ainda hoje é copiado no mundo inteiro.

Miuccia, a queridinha da grife

Com a ascensão da Prada em 1986 foram inauguradas as primeiras lojas fora da Itália, em Madri e Nova York. Logo depois vieram algumas espalhadas em Paris, Londres e em Tóquio.

Em 1988 foi lançada a primeira coleção inovadora, com linhas mais puristas e austeras que definitivamente conquistaram o mundo da moda.

Prada é mundialmente famosa, pois emana uma aura de exclusividade. Em grande parte pelo glamour de luxo, mas também porque se encaixa em conceitos “ultrachique”, “alternativo”, “intelectual” e “marca-tendências”.

Perfumes com o DNA da marca

O primeiro perfume da Prada foi lançado em 1990, Prada by Prada. Ao longo da sua história foram lançados mais de 85 perfumes que estão alinhados com seu estilo elegante e sofisticado característico da Prada.

Prada by Prada

Entre os lançamentos podemos destacar a coleção Les Infusions de Prada, lançada em 2007. Composta por seis aromas icônicos: Iris, Iris Cèdre, Fleur d’Oranger, Vétiver, Oeillet e Amande, são uma interpretação poética de um ingrediente natural emblemático e único.

Les infusions de Prada

Fazem uma reverência ao passado. Sob a direção criativa e inspiração de Miuccia, Les Infusions de Prada foram criados pela perfumista Daniela Andrier. Nos traz uma coleção de fragrâncias refinadas de caráter raro e brilhante.

Les Infusions de Prada

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Les Infusions de Prada são representados pelos códigos institucionais de Prada. Os frascos vintage são adornados com o clássico ornamento de herança Prada, originalmente concebido em 1913 pelo avô de Miuccia.

Os frascos trazem um toque contemporâneo, com uma película colorida moldada na base de cada frasco, matizando o vidro e o líquido. Cada tampa também é diferenciada por sua própria cor. A enigmática complexidade e a simplicidade subversiva de Les Infusions de Prada incorporam o fascínio transformador de Prada.

perfumes Prada

La Femme e L’Homme são outros sucessos da marca.

Prada Candy

Prada Candy, que tem frasco jovem, alto astral, é mais um sucesso.

Em dezembro de 2019 a Multinacional L’Oréal Luxe assinou um contrato de licença com a Prada para gerenciar sua linha de beleza em escala global. O contrato, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021, prevê a criação, desenvolvimento e distribuição de produtos de beleza da marca.

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A Arte em frascos de Perfume
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Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

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