17 jun 19

Ralph Lauren, um jovem humilde de nome impronunciável

Ralph Lauren, um jovem humilde de nome impronunciável

Ralph Lauren nasceu, na verdade, Ralph Rueben Lipschitz, em Nova York em 14 de outubro de 1939. Filho de um judeu ortodoxo, que ganhava a vida como pintor de paredes e de murais, e de uma dona de casa, teve uma infância difícil com os três irmãos no bairro Bronx. Foi justamente no bairro violento de imigrantes do Bronx que seu senso de empreendedor surgiu.

O salário que o pai ganhava permitia ao jovem Ralph vestir-se somente com roupas de segunda mão, refugos de uniformes militares que ele combinava com velhos paletós de tweed, estilo que fazia muito sucesso entre os amigos.

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Para ajudar nas despesas da casa, ainda enquanto estudava, Ralph aproveitava os intervalos na escola para vender gravatas para seus colegas e funcionários da escola. Seu sobrenome Lifschitz foi motivo para que Ralph sofresse bullying na escola, uma vez que a pronúncia tinha o som de palavras ofensivas na língua inglesa. Essa triste experiência marcou a vida de Ralph e, por isso, ele preferiu substituí-lo.

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Mais tarde, depois de servir o exército, Ralph trabalhou como vendedor na Brooks Brothers, tradicional loja de moda masculina, durante uma temporada de Natal. Na época, ele fazia um curso de administração de empresas, à noite.

Não demorou muito para tornar-se o vendedor da região de Nova York para o fabricante de gravatas de Boston Abe Rivetz. E foi justamente nesta época que começou a nascer o seu gosto pela moda ao constatar algo que mudaria sua vida para sempre: a vaidade dos homens executivos. Foi então que Ralph encontrou uma ótima oportunidade de negócio.

Elegância e sofisticação

Desde adolescente Ralph admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo. Todos esses, pessoas que não precisavam exibir marcas famosas para se destacarem. E então decidiu que suas peças seriam, antes de tudo, sofisticadas.

Com ajuda financeira de Norman Hilton, um costureiro de Manhattan, que lhe emprestou US$ 50 mil, Ralph fundou sua grife em 1967 com o nome de Polo Fashions, inicialmente produzindo e vendendo apenas gravatas.

Não demorou muito ele começar a produzir sua primeira linha de roupas masculinas inspirada nas roupas dos alunos tradicionais das faculdades de Yale, Columbia, Princeton, Brown, Harvard, entre outras.

Ele começou vendendo para pequenas lojas de Nova York, e em pouco tempo a coleção foi um verdadeiro sucesso, principalmente entre os homens aristocratas ingleses e da elite da costa leste dos Estados Unidos.

Em 1969, o nome Polo Ralph Lauren já era uma marca que contava com um espaço exclusivo na luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s. Décadas depois seu nome passou a ser sinônimo de elegância e estilo, para um jovem que começou do nada, e que tinha apenas o desejo de vencer, ver sua marca se transformar da noite para o dia num império internacional, era uma grande conquista.

A descoberta do estilo simples do campo

Apesar de ser nova-iorquino, Ralph nutria um fascínio pelo sudoeste americano, pois como americano, nascido entre os anos quarenta e cinquenta, ele foi criado assistindo filmes de western, que retratavam o sudoeste como uma região bonita, mítica e inexplorada.

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E este sonho se concretizou, quando finalmente conheceu a tão sonhada região acompanhado pelo famoso cantor e compositor de música country, Michael Murphey. Nessa viagem ele se identificou com uma terra que nunca tinha visto. A mudança de cenário o revigorou, e o inspirou a criar novas coleções para sua empresa.

Aquele novo horizonte foi tão importante na sua vida que na década de 1970, Ralph e sua esposa se mudaram para uma casa em Hampton, incorporando definitivamente o estilo country em sua vida.

Sobre sua esposa ele declarou: “Na minha adolescência eu não gostava de garotas com maquiagem e salto alto. Eu gostava da garota de jeans e camisa branca com mangas dobradas, vestindo a jaqueta do namorado. E eu me atraía por este tipo de garotas. E foi uma destas garotas com quem me casei”.

Ralph Lauren, um vendedor de sonhos

Em 1970 ele recebeu seu primeiro prêmio Coty, um dos mais importantes da moda americana por sua coleção masculina. A conquista fez com que seu nome ficasse famoso no mundo da moda dos Estados Unidos. Um ano depois lançou a primeira coleção de roupas femininas, e assim como a coleção masculina, o estilo clássico se fez presente nos ternos femininos que tiveram uma grande aceitação pelo público.

Em 1972 a famosa camisa polo de dois botões, confeccionada em malha piquê, em 24 cores diferentes, aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca (um jogador de polo montado em seu cavalo). A campanha publicitária dizia: “Todo time tem sua cor, Polo tem 24”, e foi um sucesso.

Rapidamente a camisa polo se tornou um clássico da marca, e virou mania mundial. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, e passou a fazer parte do guarda-roupa do homem de bom gosto, moderno sofisticado.

O Grande Gatsby

Mas foi somente em 1974 que a marca ficou mundialmente conhecida, quando o ator Robert Redford estrelou no filme “O Grande Gatsby” usando peças da coleção da Ralph Lauren. A consagração da coleção feminina veio em 1977, quando a atriz Diane Keaton usou um figurino desenhado exclusivamente para ela no filme “Annie Hall”, de Woody Allen.

Por acreditar nos sonhos, Ralph Lauren também se envolve em trabalhos filantrópicos, criando campanhas sazonais para ajudar vítimas do câncer de mama e AIDS, além de campanhas para arrecadar fundos para as vítimas do furacão Sandy (2012) e o terremoto no Haiti (2010).

Uma marca icônica lança um clássico da perfumaria.

Em 1978 a marca Ralph Lauren lançou seu primeiro perfume masculina Polo. Criado pelo consagrado perfumista marroquino Carlos Benaim, Polo é um perfume para o homem elegante, clássico e esportivo, que não abre mão do luxo e da qualidade mesmo nos detalhes.

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Com notas verdes e refrescantes trás no topo, Artemísia, manjericão, tomilho, cravo, cominho e coentro. O coração leva patchouli, vetiver e musgo de carvalho. O fundo é composto de âmbar, almíscar, tabaco, cedro e couro. No mesmo ano foi criado o primeiro perfume feminino da marca, Lauren.

E o sucesso do perfume Polo foi imediato, e mais de quarenta anos depois do lançamento continua a ser um sucesso de vendas. Sua incrível fragrância atemporal, admirada pelos homens de várias gerações, deu origem às outras versões, como o Polo Blue, o Polo Black e o Polo Red.

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Ralph Lauren Home

Em 1980 a grife de Ralph Lauren apresentou sua coleção de roupas inspirada nos pioneiros americanos. Em 1983 foi criada a coleção Ralph Lauren Home, com roupas de cama, mesa e banho, objetos de decoração. Tinha também tapetes orientais e papéis de parede, tudo muito elegante e ao mesmo tempo casual.

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Ralph Lauren foi o primeiro estilista a lançar uma coleção dedicada exclusivamente o conforto da casa, segmento até então inexplorado por outros estilistas.

No início dos anos 1990 aconteceu o grande lançamento da linha Polo Golf, marca totalmente voltada para o estilo esporte chique e tradicional. A versão feminina foi criada oito anos depois. E nesse mesmo ano ocorreu o lançamento do perfume Safari na versão feminina, e devido ao imenso sucesso Ralph lançou a versão masculina dois anos depois.

Em 1993 foi inaugurada a sua primeira loja na Madison Street em Nova York, juntamente com o lançamento de Polo Sport. Inspirado no mais tradicional e clássico estilo americano no mesmo ano foi lançada a marca RRL. Era uma linha de roupas, acessórios inspirada no rancho de Ralph Lauren, em Telluride, Colorado.

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A marca Ralph Lauren foi a primeira grande grife americana de perfumes a colocar um modelo negro para estrelar uma campanha publicitária. O jogador de basquete Tyson Beckford, transformou o perfume Polo Sport num sucesso.

Em 1995 em parceria com a marca de tintas Sherwin Williams o estilista lançou uma sofisticada linha de tintas para decoração. Atualmente a linha oferece cerca de mais de quinhentas opções de cores, e é comercializada nas principais redes de varejo dos Estados Unidos.

No início dos anos 2000, a marca Ralph Lauren foi a primeira marca de luxo americana a vender no comércio online. Depois lançou o perfume feminino Ralph. Nos anos seguintes ganhou variações como as versões Cool (no ano de 2004), Hot e Rocks (no ano de 2006) e Wild (no ano de 2008).

Sem perder a sofisticação

O Polo Black foi lançado em 2005 e sua fragrância ficou a cargo do perfumista Pierre Negrin. A embalagem é um grande destaque desse perfume. Carrega o conceito da marca: o preto e o prata com um design clássico e refinado.

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É sóbrio, elegante e imponente, sem perder o ar contemporâneo. As notas de cabeça da fragrância remetem a manga gelada e Silvia hispânica. O coração traz Artemísia prateada e hedione, já o fundo leva sândalo, timberol, fava de tonka e patchouli noir.

Luxo de Ralph Lauren

Em 2009 foi lançada a primeira coleção de relógios de luxo, que traduziam a visão de Ralph Lauren sobre o que é o luxo atemporal. Isso resultou na criação coleção de perfumes masculinos: Blue, Polo Red e White.

No segmento de luxo a marca lançou a Ralph Lauren Fine Jewelry Collection, uma luxuosíssima linha de alta joalheria com design clássico. Seu belíssimo e meticuloso trabalho artesanal chamava atenção pela riqueza de detalhes.

Em 2010 foi lançada a linha Polo Big Pony Fragrance Collection. Foi onde pela primeira vez a marca apresentou simultaneamente quatro fragrâncias masculinas. Elas faziam referência aos quatro jogadores que compõem um time de polo, esporte que sempre inspirou a marca.

Polo Bar

 

Nova York foi o cenário para a inauguração de sofisticadíssimo restaurante The Polo Bar em 2015. Localizado na Quinta Avenida, decorado com estilo único que remetia ao estilo da marca Ralph Lauren, o local tinha um ambiente aconchegante.

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O Polo Red de Ralph Lauren foi lançado em 2013. O responsável pela fragrância é o perfumista Olivier Gillotin, que conseguiu trazer para o frasco uma energia poderosa, envolvente e cheia de ousadia. O homem que usa o Red exala vigor, paixões intensas e está pronto para os jogos de sedução.

O topo da fragrância leva cranberry, limão italiano e grapefruit Ruby Red. O coração é à base de sálvia e açafrão, já as notas de fundo têm toques de café, âmbar e cedro vermelho.

Ao longo de todos esses anos, a marca Ralph Lauren transmite uma imagem de sofisticação e elegância natural. Transformou-se em uma referência para o público masculino e feminino no segmento de luxo. O perfil do homem Ralph Lauren é discreto, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e nobre.

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A mulher é sofisticada e elegante sem exagerar no luxo. Com estes valores a marca tem conquistado seguidores com diversas linhas de roupas, móveis e peças de decoração. São ainda linhas de perfumaria, produzida sob licença pela L’Oréal, relojoaria, restaurantes, cafés, bares, produtos para homem, para mulheres, para crianças e até para animais de estimação.

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A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

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