03 ago 17

Shalimar, uma história de amor eterno

Shalimar, uma história de amor eterno

A casa Guerlain foi fundada em 1828, por Pierre-François Pascal Guerlain, que abriu sua loja de perfumes no nº 42 da Rua de Rivoli, em Paris. Pierre-François começou a produzir as suas fragrâncias com a ajuda de seus dois filhos, Aimé e Gabriel. Alguns anos depois, em 1840, tendo como clientes membros da sociedade parisiense, abriu uma nova loja no nº 15 da Rua de La Paix, entrando desta forma no cenário da moda de Paris.

perfume-shalimar-anasuil

As criações da casa Guerlain influenciaram as tendências da perfumaria através das décadas e das mais de 300 fragrâncias que lançou, porém algumas se destacam pelo impacto que causou na época de cada lançamento, e Shalimar é uma delas. Foi lançado em 1925 e criado por Jacques Guerlain, que se inspirou numa lenda de amor saída das mil e uma noites, Os famosos Jardins de Shalimar, criados pelo imperador Mughal Chah Jahan, para sua amada esposa Muntaz Mahal, ou “A escolhida do Palácio”.

Após cinco anos de se conhecerem, eles se casaram numa data escolhida pelos astrólogos para assegurar felicidade do casal, e parece que deu certo. Chah Jahan tinha outras duas esposas, mas só tinha olhos para sua Muntaz Mahal. Exotismo, paixão e erotismo eram algumas das palavras com as quais os cronistas indianos do século 17 descreveram o amor infinito deste casal mítico. Mumtaz acompanhava seu adorado esposo mesmo em viagens militares, tamanho era o apego do casal.

Chah Jahan e Mumtaz tiveram 14 filhos. Durante o parto de sua última filha, a bela Mumtaz não resistiu e faleceu. Após sua morte, Chah Jahan recolheu-se em luto por um ano, e quanto reapareceu em público, contaram os cronistas, seus cabelos estavam brancos e suas costas, encurvadas. O viúvo inconsolável mandou erguer um majestoso palácio, o fabuloso Taj Mahal, onde o corpo da preferida do palácio finalmente descansou.

Taj_Mahal

Os jardins de Shalimar ficam em Lahore, no atual Paquistão. Na época em que foram criados, pelo já citado Chah Jahan, seguiram a arquitetura tradicional islâmica, de inspiração persa. Os detalhes intrincados dos alambrados e as 410 fontes, além de terraços, pavilhões de recepção, cascatas e espelhos d’água, garantem um lugar entre os jardins lendários do Oriente.

O nome Shalimar é de origem persa, mas seu significado é desconhecido, fazendo da palavra um excelente nome para um perfume (ao contrário de Taj Mahal, que simboliza amor, mas também, morte).

guerlain_iconedn-1096x1248

Considerado ousado e sensual demais para a época em que foi lançado, dizia-se que uma mulher “direita” não fumava, não dançava tango e nem usava Shalimar. O frasco criado por Raymond Guerlain e executado nas oficinas da Maison Baccarat foi inspirado nas fontes dos jardins de Shalimar.

Rompendo a tradição da família Guerlain, desde a sua fundação, Jean-Paul Guerlain, foi a quarta e última geração de mestres perfumista da família, hoje a marca pertence ao grupo LVMH.

Leia mais histórias dos frascos de perfume famosos e importados.

Shalimar, uma história de amor eterno
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil