06 ago 18

Murano, um luxo que atravessa o tempo

Murano, um luxo que atravessa o tempo

Sempre se falou tanto sobre Muranos e a beleza indiscutível desses cristais. Hoje eu trago um pouco da história da técnica e alguns dos mitos que se formaram ao redor das peças.

Por volta do ano de 1290, o prefeito de Veneza mandou que todas as fábricas de vidro mudassem para a ilha de Murano para prevenir que possíveis fogos das indústrias afetassem a cidade. Assim, a Itália viu crescer perto de Veneza um arquipélago formado por sete ilhas.

Murano anasuil

Muranos Anasuil

Esse complexo cresceu graças à arte de mestres cristaleiros. Eles produziam peças bem parecidas umas às outras, e logo algumas famílias viram que precisariam diversificar a beleza, usando a mesma técnica, se quisessem se destacar. Como as ilhas eram destino de temporadas para os nobres, na época Medieval, logo a notícia se espalhou.

Murano Anasuil

Muranos brasileiros

A ilha de Murano ficou conhecida, desde aquela época, como a maior indústria artesanal da Europa de cristais. Mas a questão toda é que a técnica dos mestres vidreiros se espalhou para o mundo todo. Não ficou exclusiva à ilha. Hoje há belíssimos muranos produzidos no Brasil. Neste post mesmo há alguns exemplos. É a belíssima arte do murano ao seu alcance, pois os muranos italianos custam uma fábula e muitas vezes não são originais da ilha.

Murano anasuil

Muranos em ambiente da minha loja AnaSuil

Muitas marcas dizem vender os autênticos muranos trazidos da ilha italiana, mas isso é uma grande inverdade. Elas fazem isso para vender mais caro.

O que você deve observar ao comprar um murano?

Murano atrás do aromatizador Luxury Nº1, de AnaSuil

Murano atrás do aromatizador Luxury Nº1, de AnaSuil

– Observe a beleza da peça e sua qualidade. Geralmente o murano é mais pesado que um vaso de vidro comum. Ele também tem brilho superior a peças comuns.

– Os muranos geralmente custam mais caro, pois a produção leva mais tempo e a técnica exige equipamentos, precisão, tradição artesanal e qualidade. Não compre muranos baratinhos.

– Não compre pela internet, pois você corre riscos de chegarem quebrados ou mesmo de serem mais leves.

– Muranos são peças feitas artesanalmente, por isso podem ter irregularidades.

Veja neste vídeo como se produz um cristal de Murano:

Murano na perfumaria: Perfumes & Decor

O Murano torna tudo mais sofisticado e está sempre relacionado ao luxo. E no mundo da perfumaria não é diferente! Recentemente uma edição luxuosa do perfume Sì de Giorgio Armani ganhou sua edição Murano.

Sì Murano

Sì Murano

A produção foi limitada a 75 unidades – só os colecionadores mais poderosos tiveram acesso a este frasco precioso.

Si murano armani

Sì Murano, de Giorgio Armani

Um luxo, não?

Perfumes & Decor

Na loja The Merchant of Venice, em Veneza, na Itália, é possível ver como perfumaria e Decor se misturam em perfeita harmonia e luxo.

the-merchant-of-venice

O interior da loja The Merchant of Venice

Os frascos de perfumes são realmente concebidos como Muranos, com técnica especial. Alguns deles podem ser escolhidos para acolher a fragrância que a pessoa quiser.

Perfumes The Merchant of Venice

Perfumes da The Merchant of Venice

Gostaram? Vejam este post: 7 Perfumes para colecionar

Murano, um luxo que atravessa o tempo
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil

Instagram