14 maio 18

Lalique: 130 anos em cristais, aromas e sedução

Lalique: 130 anos em cristais, aromas e sedução

Amo as criações de René Lalique e não poderia deixar de homenagear a maison que ele ergueu. Tanto que até hoje seu império continua de pé admiravelmente no mundo inteiro. Por aqui, suas criações são encontradas na Calèche Iguatemi, a qual tenho orgulho de dirigir. Já fiz um evento da perfumaria de nicho com Lalique, que muito me orgulhou também.

René viveu entre 1860 e 1945 e é considerado o pai da joalheria moderna. Atribua a ele a liberdade de vermos seres encantados das florestas em jóias magníficas. Mas pense em um homem tão apaixonado por criar, que logo se interessou pelo vidro. Nessa época, o vidro decorado, esculpido, servia apenas para decorar igrejas e interior de navios e trens – o Expresso do Oriente é um deles! Logo, ele recebia encomendas para criar frascos de perfumes.

Sim, perfumarias famosas como a Lancôme tiveram seus 5 primeiros frascos criados por ele, diz a lenda. Mas nessa época só fazia frascos para outras perfumarias. Esse abaixo, é para a D’Orsay. Magnífico!

Leurs Ames for D'Orsay - 1913

Frasco de Leurs Ames para D’Orsay, em 1913

Uma evolução incrível em 130 anos

De lá pra cá, com o tempo, seus vidros passaram a dar formas a vasos, lustres e castiçais venerados. Cada um deles era esculpido artesanalmente, desde 1921, com moldes feitos à mão, assim como até hoje. A fabricação artesanal é impressionante e no fim desse artigo você vai assistir. Vale a pena. Sua ligação com o décor foi tão forte que muita gente só associava a marca à decoração.

Bacchantes Vase

Vaso Bacchantes

Perfume próprio da maison

Pouca gente sabe disso. Mas a marca não tinha um perfume próprio até 1992. Foi quando sua neta, Marie-Claude, repensou a obra de seu avô e chegou à conclusão. Depois de fazer tantos frascos para perfumes de outras marcas, Lalique merecia o seu primeiro perfume. É quando a decoração se une à perfumaria, de fato.

Perfume Lalique

Perfume Lalique

Em 2011, a coleção de móveis da maison é criada. Em 2012, Marie-Claude faz um resgate belíssimo à sua alta joalheria. É uma felicidade ver as jóias incríveis reviverem na Place Vendôme, onde estão as maiores joalherias francesas. Nada simétrico, previsível: as jóias de René eram ousadas. Por isso fizeram tanto sucesso.

Broche Princesse Lointaine de Lalique

Broche Princesse Lointaine de Lalique

 

Quatre Libellules Pendant

Pendente Quatre Libellules

Museu Lalique

É possível também visitar o Museu, que tem curiosos 650 objetos feitos por ele. Fica clara sua noção de unir sensualidade e cristais em peças eternas.

museu-lalique-blog-anasuil

Museu Lalique

museu-lalique-blog-anasuil

Peças de cristal no Museu

Hotéis da maison

Mais recente, em 2016, a família abriu uma das casas para criar a Villa René Lalique, com seis suítes exclusivas. Hoje, gente elegante (como eu e você) podemos passar uns dias na casa em que o gênio viveu na Alsácia, França. São espaços onde o luxo atende por conforto e paz.

Villa-René-Lalique

Villa René Lalique

Ah, e tem ainda o hotel Chateau Hochberg. Se você estiver na França não deixe de pelo menos passar para comer uma sobremesa no restaurante. Veja abaixo uma delas – mais parece uma jóia, não? Tudo no universo da marca transmite esse cuidado precioso com os detalhes. É como se o espírito de René fosse um perfeccionista amante do belo, e isso é encantador!

sobremesa-chateau-hochberg-blog-anasuil

Frascos da perfumaria de nicho

É curioso que por trás de perfumes célebres como Lalique Pour Homme (1997), Panthère Edition (2004), Encre Noire (2006), Aigle Edition (2003) e Faune Le Mascot (2001), tenha tanta história.

Amethyst

Amethyst: um dos perfumes em cristal esculpido de Lalique

Entre os que as mulheres mais gostam, Commedia de Lalique (2007), Amethyst (acima, na foto) e Sheherazade de Lalique (2008) custam em média entre R$ 10 mil e R$ 13.500 com seus frascos decorados.

Perfumes recentes de Lalique

Os mais recentes perfumes L’Amour (2013) e Rêve d’Infini são maravilhosos e mais acessíveis. São florais imperdíveis, com profundidade suficiente para não enjoarmos.

Lamour Lalique

Assim se mantém a aura dos bons perfumes e da perfumaria de nicho que produz com tanta dedicação.

Neste 2018, a marca lança uma ação social com sir Elton John – demonstrando que tem muito fôlego e força.

Que venham os 130 anos e muitos mais! Você encontra e encomenda Lalique na Calèche Iguatemi SP.

Veja o vídeo que mostra como os cristais de Lalique são feitos:

Lalique: 130 anos em cristais, aromas e sedução
5 (100%) 2 votes

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil