27 jul 17

Perfumaria de Nicho: detalhes do universo de luxo e mistério

Perfumaria de Nicho: detalhes do universo de luxo e mistério

Sempre falo da Perfumaria de Nicho, mas hoje resolvi trazer algo mais profundo para quem sempre me pergunta sobre o assunto. Diferente da grande indústria, que precisa produzir perfumes que agradem a muitas pessoas, a Perfumaria de Nicho está extremamente associada ao luxo pela produção mais fina de pequenas tiragens, restritos a casas especializadas, até desconhecidas da grande massa.

Aquaflor

Sabe quando você encontra alguém que está usando o mesmo perfume que você? Isso dá até uma certa raiva, não é? Por isso, um perfume de nicho  às vezes é mantido em segredo. Muitas vezes são perfumes vendidos em poucos lugares, mas bem escolhidos, uma pequena porta às vezes, ou apenas uma loja poderosa, como esta da italiana Acquaflor, à qual apenas o público mais seleto tem acesso. Geralmente, os perfumistas ousam mais na hora de fazer perfumes de nicho. Essa raridade faz com que a gente crie uma expectativa enorme, e com que fiquemos loucas atrás de experimentar essas notas olfativas. Muitas marcas não fazem publicidade – esses perfumes chegam às pessoas certas, por meio de pessoas especializadas em atender e explicar a preciosidade da criação.

Nobres como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ou Michelle Obama têm perfumes criados exclusivamente para elas, da Creed, marca que faz parte do universo de nicho, já contei neste post.

kate-midleton

Os elementos com que são produzidas essas fragrâncias também se diferenciam, são raros e custam bem mais caro. Ao misturá-los, os perfumistas se aventuram como se estivessem inventando poções mágicas, guiados por sua experiência, claro. Alguns se inspiram em imagens, outros em personalidades, outros escolhem sons para desbravar o mundo das notas olfativas em busca de ter uma inspiração única, que o leve a um perfume espetacular. Por isso e outras razões, são itens que custam mais caro. Chegam a poucas pessoas, e assim, se mantêm mais exclusivos. Perfume de nicho é como uma assinatura: você pode até perguntar que aroma uma pessoa está usando, mas certamente será difícil (ou caro) encontrá-lo.

Acqua Di Parma

Já listei 10 perfumes irresistíveis da perfumaria de nicho que são os que amo e fazem muito sucesso, como da Acqua di Parma. Também já contei aqui no blog sobre o primeiro perfume de nicho que criei, Monde Retro. Há mais algumas marcas que me encantam e entrariam nessa lista, com vanguarda, ousadia, experimentações… o importante é saber que ter um perfume assim é investir em algo exclusivo, em uma marca pessoal.

Annick Goutal

Annick Goutal (da foto acima), April Aromatics, L’Artisan Parfumeur, Atelier Cologne, Bond No. 9, Byredo, Clive Christian, Comme des Garçons, Diptyque, État Libre d’Orange, Frédéric Malle, Heeley, Histoires de Parfums, Juliette Has a Gun, Kilian, Lush, Montale, Nasomatto, Parfum d’Empire, Parfumerie Générale, Penhaligon’s, Profumum, Roja, Santa Maria Novella, Slumberhouse, Stéphane Humbert Lucas 777, Tauer, Xerjoff, D’Orsay são algumas das casas de nicho que sempre se preocupam com criações ousadas, inesperadas, para o autêntico nicho!

Espero que você se apaixone por esse estilo único de se perfumar. Se quiser, leia mais sobre perfumaria de nicho aqui. Beijos,

AnaSuil

Perfumaria de Nicho: detalhes do universo de luxo e mistério
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil