29 nov 18

As 6 dúvidas que mais ouvimos sobre perfumes

As 6 dúvidas que mais ouvimos sobre perfumes

Perfumes: um universo fascinante que eu vivo há mais de 30 anos. Como diretora da Rede Suil, diretora criativa das perfumarias Calèche, Suil, Vent Vert e da boutique online Shopluxo, além da minha marca AnaSuil, tenho mais de 3 décadas na perfumaria. Toda essa bagagem me levou a conhecer esse universo profundamente. Acompanhei o mercado todo nesse tempo e vi muitas dicas, ideias, coisas que deram e não deram certo.

E sempre ouvi várias dúvidas das clientes e de amigas sobre perfumes. Adoro responder a cada uma! Por isso, eu e Cidinha Souza, que é trade marketing da TFS, respondemos às seis perguntas que mais ouvi nesses últimos 30 anos.

1 – Perfume tem validade?

Segundo a Cidinha, desde que esteja lacrado e acondicionado em ambiente arejado, sem contato com luzes, a validade estabelecida pela Anvisa é de 36 meses. “Ou seja, esse produto deverá ser consumido em 3 anos.  Porém vale lembrar que essa é apenas uma norma de nosso país”, ela fala.

perfume Miss Dior Cherie

A vida útil de um perfume pode ser de mais de 5 anos, chegando a 10 ou mais, quando os frascos estão fechados. Quando abertos, sua validade dependerá muito das notas olfativas e do local que está armazenado. Isso pode alterar cor, odor e textura do liquído.

2 – Posso ter alguma reação alérgica usando um perfume antigo?

Algumas pessoas têm alergia à fragrância só de sentir o cheiro e podem desenvolver algum sintoma alérgico, de acordo com a Cidinha. As reações podem ser dores de cabeças, espirros, falta de ar ou forte enxaqueca.

Valentina-blog-anasuil

Existe também a alergia ao perfume que ocorre devido a algum componente da composição da fragrância. Nesses casos, podem surgir dermatite de contato, como coceiras, vermelhidão ou algum outro tipo de eczema na pele e vale procurar um especialista como o dermatologista ou alergologista.

3 – Meu perfume saiu de linha. Como encontrar outro igual?

perfume-anasuil

Minha dica pessoal é buscar outro perfume observando as principais notas olfativas do seu queridinho. Você também pode verificar se a marca é ligada à alta costura, ou ao segmento de joalheria, por exemplo, e identificar se há outras opções pelo espírito da perfumaria. E aí você pode consultar uma especialista para saber outras informações.

4 – Como encontrar o perfume da minha vida?

mulher-perfume-blog-anasuil

Eu tenho quatro perfumes da minha vida: o primeiro que ganhei do Sr Suil, o que usei no meu casamento, o que usei quando a minha linda filha Catulí nasceu e o que usei no casamento dela. Quando me tornei avó a emoção foi tão grande que esqueci de usar perfume.

Leia como escolher um perfume

que-perfume-usar-natal

Já a Cidinha diz que o perfume representa nossas emoções e o sentimento de nossas vidas. “São etapas que vivemos em constante movimento, e é por isso que sem perceber queremos descobrir algo novo. Queremos novos ares, novos aromas, algo que desperte uma nova emoção. Essa é a razão pela qual os perfumistas buscam intensamente através de estudos, novos ingredientes que despertem o desejo, a necessidade ter, de possuir de inovar com um novo perfume”, diz ela.

5 – Como presentear alguém com perfume sem errar?

Se ela gosta de jóias, um joalheiro, se gosta de alta costura, se gosta de arte um designer, se gosta de praia, se gosta de montanha, se gosta de esportes se gosta de baladas. Estas são as minhas principais dicas para a escolha de um perfume para presente.

perfume-791698_1920

Já a Cidinha indica conhecer os hábitos, o estilo de vida, profissão, maneira de se vestir, os lugares que frequenta, as preferências musicais e gastronômicas da pessoa. “Outra dica antes de comprar é fazer uma sondagem com pessoas mais próximas dela, para tentar descobrir quais são os perfumes da preferência dela. Com todas essas informações o risco de errar é praticamente zero”, ela diz.

6 – Onde guardar meus perfumes?

Eu guardo em todos os lugares. No banheiro, no closet, em bandejas na sala de estar. Amo usá-los, amo admirá-los e quando literalmente guardados o tempo passa…De repente perdi o momento de usá-los simplesmente porque os gostos mudam com o passar do tempo.

perfumes na decoração blog anasuil

Bandeja com um mix de cosméticos e um perfume Creed: gosto de deixar perfumes à mostra para usar mais!

E é como sempre eu digo: mais do que impor uma marca, gosto de usar os perfumes conforme meu estado de espírito no momento. Ou de acordo com o traje que vou usar e do compromisso que vou ter. Para isso eles precisam estar na minha vista. Às vezes escolho a roupa de acordo com o perfume que quero usar naquele dia. Além disso amo dispor os meus perfumes nas minhas bandejas e cantos no meu décor. Perfumes de nicho, que são como jóias, melhor ainda.

Leia também: Como dar presente para quem tem tudo?

As 6 dúvidas que mais ouvimos sobre perfumes
5 (100%) 1 vote

DEIXE UM COMENTÁRIO

A Arte em frascos de Perfume
Anasuil Foto

Por vezes ouvi que sou muito criativa e visionária no universo da perfumaria, no qual tenho mais de 30 anos de experiência. Hoje, estou à frente da marca própria AnaSuil e continuo à frente das lojas Suil, Vent Vert e Calèche. Neste blog trago os temas de perfumes, casa, beleza, detalhes, lançamentos, clássicos e experiências. Tudo sob o olhar atento das mulheres 50 Bem +, um mundo do qual me orgulho por fazer parte. Espero ter você aqui comigo sempre!

Anasuil

São Paulo | Brazil